RELÓGIO

sábado, 8 de setembro de 2012

Os Fernandes Negreiros


Os Fernandes Negreiros
 Segundo minhas pesquisas genealógicas, constituem os Fernandes Negreiros, um dos muitos desdobramentos da árvore genealógica da família Fernandes que se formou e se desenvolveu na região Oeste Potiguar, mais precisamente no alto e médio Oeste, desde o início do século XVII, através do imigrante patriarca Manoel Fernandes e como principal ascendente, seu filho Mathias Fernandes Ribeiro, natural da freguesia de São Batista da Vila de Princesa7, casado com uma filha de Francisco Martins Roriz, de nome Maria Gomes de Oliveira Martins, se constituindo assim em uma das maiores famílias do interior potiguar.
Os Fernandes Negreiros descendem do casamento com Porfírio Antunes de Negreiros, filho de um tal Miguel Negreiros, ignora-se seus dados pessoais, que ao se casar com uma neta de Mathias Fernandes de nome Maria Carolina Fernandes Maia, filha de DIOGO ALVES FERNANDES Mala e de Carolina Gomes Da Silveira Fernandes Maia, daí originou-se o tronco familiar Fernandes Negreiros, com descendentes importantes, como por exemplo: Juízes, promotores públicos, sacerdotes, advogados, tabeliões, prefeitos, vereadores, comerciantes, empresários e professores. Porém, o motivo maior de dissecar neste meu trabalho alguma coisa referente a essa família, vem de um membro importantíssimo, Dona Simone, genuinamente Negreiros, esposa do prefeito de Rodolfo Fernandes, o "Coronel Chiquinho Germano", a qual, na condição de Primeira Dama municipal pela quinta vez se tornou uma mulher que faz parte da história viva de Rodolfo Fernandes, como também do Estado do Rio Grande do Norte, como sendo a única mulher norte-rio-grandense a ser Primeira Dama municipal por cinco vezes.
Neste trabalho apenas procuramos destacar o galho familiar que deu origem à esposa de Chiquinho, no caso, Manoel Fernandes de Negreiros (31/01/1894 - 07/051970) filho de Porfírio e Carolina, casado com Maria Adelaide Fernandes Gurjão (13/09/1888 - 12/02/1970), até porque, infelizmente não conseguimos tomar conhecimento que Porfírio e Carolina tiveram ou não outros herdeiros além de Manoel Negreiros. Portanto, Porfírio e Carolina foram bisavós de Simone, enquanto, Manoel Negreiros e Adelaide foram seus avós, conseqüentemente os herdeiros dos cinco filhos desse casal são os primos e primas de dona Simone.
Conforme sabemos que do casamento de Porfírio Antunes de Negreiros com Maria Carolina Fernandes Maia, houve cinco filhos. Manoel Fernandes de Negreiros, Carolina Fernandes de Negreiros, Celedon Fernandes de Negreiros, Margarida Fernandes de Negreiros Monte e José Fernandes de Negreiros, este o genitor de Simone de Queiroz Negreiros Germano, esposa de Chiquinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 16 BLOGS E 1350 LINKS - CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOATEMESHON, JULLYETTH E JÚNIOR - MOSSORÓ-RN

Arquivo do blog