RELÓGIO

sábado, 8 de setembro de 2012

PARA VICE GOVERNADOR

PARA VICE- GOVERNADOR

            JERÔNIMO VINGT ROSADO MAIA – candidato na chapa encabeçada por Djalma Marinho, que foi derrotado pelo seu concorrente Monsenhor Walfredo Gurgel, vice-governador de Aluízio Alves (ver biografia no item DEPUTADO FEDERAL).

            TARCÍSIO DE VASCONCELOS MAIA – candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Dinarte de Medeiros Mariz, que foi derrotado pelo seu opositor, Clovis Mota, vice do Monsenhor Walfredo Gurgel.
            Tarcísio natural de Catolé do Rocha-PB, nascido a 26/8/1919, mas adotou Mossoró como sua verdadeira terra natal. Filho de João Agripino Maia  e Maria de Lourdes Boavidas Maia. Casado com Tereza Maia, com 3 filhos: José Agripino, ex-governador e atual senador da República; 0tto Maia, diplomata de carreira; e Ana Silvia Maia de Vasconcelos. Foi deputado federal, presidente do IPASE, governador nomeado no período de 15/3/75 a 31/3/79. Era dono da maior fazenda do Estado, a São João, no município de Mossoró, atual Assentamento São João. Ele faleceu no RJ no dia 10/4/98, aos 81 anos de idade e sepultado no Cemitério São João Batista em 13/4/98.

            RADIR PEREIRA DE ARAÚJO – vice-governador na chapa de encabeçada por José Agripino Maia.
            Natural de Currais Novos, nascido em 1920 e falecido em 7/6/2000. Com a desincompatilização do governador José Agripino, em 14/5/86, para disputar uma cadeira no senado Federal, Radir assume a titularidade governando até 15/3/87, passando seu sucessor Geraldo Melo. Radir antes de torna-se governador foi deputado estadual eleito em 7/10/62. Era sogro do ex-deputado federal Múcio de Sá. Viúvo de dona Aida Ramalho Pereira de Araújo, falecida em 1977, e deixou 4 filhos, 11 netos e 4 bisnetos.

            ULISSES BEZERRA POTIGUAR – candidato a vice- governador na chapa encabeçada por João Faustino Ferreira Neto, que foi derrotado pelo seu opositor, senhor Garibaldi Alves, este irmão do ex-governador Aluízio Alves e pai do ex-governador Garibaldi Alves Filho.
            ULISSES POTIGUAR, natural de Parelhas, nascido a  16 de janeiro de 1926. Foi vereador por sua terra natal, deputado estadual, deputado estadual e suplente de senador. Hoje aos 80 anos de idade, sendo um valoroso médico e político. Exemplo de ética e honradez na vida pública. Semeador da sinceridade. Nunca enganou ninguém Foi sempre o mesmo.

            VIVALDO SILVINO DA COSTA – candidato a vice-governador na chapa encabeçada de José Agripino, que venceram seus opositores Lavoisier Maia e Laíre Rosado.
            Vivaldo, natural de Caicó, nascido a 01/10/1940. Com a desincompatilização do governador José Agripino para concorrer uma vaga no senado Federal, ele assume o governo em 31/3/94, governando até 01/01/95, passando para seu sucessor Garibaldi Alves. Vivaldo atualmente encontra-se exercendo seu 5º mandato de deputado estadual.

            ROSALBA CIARLINE ROSADO – Candidato a vice-governadora na chapa encabeçada por Lavoisier Maia, que foram derrotados por seus opositores Garibaldi Alves e Fernando Freire.
            ROSALBA, natural de Mossoró, nascida a 26/10/1952, filha de Clóvis Monteiro Ciarline e de  Maria Conceição da Escóssia. Casada com Carlos Augusto de Souza Rosado, com os seguintes filhos; Karla, Marlos Augusto, Lorena e Carlos Eduardo, Formou-se em medicina, pela UFPB, especializada em Pediatria. Ela foi a primeira  representante do sexo feminino a representar o seu povo com um mandato de prefeita, eleita em 15/11/88. Ela ingressa na política quase sem dar conta, na condição de médica, começou a fazer um trabalho muito voltado para a comunidade mossoroense, de apoio a entidade assistenciais, e sempre esteve ao lado do esposo, o ex-deputado estadual Carlos Augusto. Rosalba em 6/10/96 conquista seu 2º mandato, com vitória esplendorosa sobre sua concorrente Sandra Maria Escóssia Rosado 923/5/510, com uma maioria de 36 mil votos. Em 2002, Rosalba vence sua  ex-adversária e atual aliada Maria de Fátima Rosado Nogueira – FAFÁ ROSADO (3/3/53), e em 2004, fez sua sucessora na pessoa de Fafá Rosado. Rosalba é a primeira mulher mossoroense a administrar a cidade em 3 mandatos. Rosalba candidata ao senado no pleito eleitoral de 2006, e com certeza, ela será a primeira mulher potiguar a exercer o mandato de senadora.

            CARLOS AUGUSTO DE SOUZA ROSADO – candidato a vice na chapa encabeçada por José Agripino, que foram derrotados  em 4/10/98 pelos seus opositores: Garibaldi Alves e Fernando Freire. Em 6/10/2002, ele novamente tentou ser vice-governador na chapa encabeçada por Fernando Bezerra, ambos derrotados, ficando na 3ª colocação. Na 1ª colocação ficaram Vilma Faria e Antonio Jácome; e na 2ª ficaram Fernando Freire e Laíre Rosado.
            Carlos Augusto, natural de Mossoró, nascido a 31/10/44, filho de Jerônimo  Dix-Sept Rosado Maia (25/3/11 -12/7/51), filho de Jerônimo Rosado e de Isaura Rosado Maia; e de Adalgisa de Souza Rosado, natural de Mossoró, nascida a 7/7/1919, filha de  João Câncio de Souza 98/3/1890 – 17/6/1933) e de Amélia Ferreira de Souza 92/11/1895). Casou-se  em 12/12/74 com Rosalba Ciarline, ex-prefeita de Mossoró em 3 mandatos. Foi deputado estadual em várias legislaturas, exercendo posições de liderança, chegando a presidência da Assembléia Legislativa. É Reconhecido por toda a crônica política potiguar como um dos mais sábios articuladores político do Estado. Ele não aceita tal conceito, preferindo ser conhecido apenas como um simples deputado aposentado de Mossoró. E o principal mentor político do seu grupo denominado de Rosalbismo. Preferiu não exercer nenhum cargo direto nas  3 administrações de sua esposa, reservando para si um papel de conselheiro.

            ANTONIO JÁCOME DE LIMA JÚNIOR – vice-governador de Vilma de Faria, eleito em 27/10/2002.
            Antonio Jácome, natural de Souza-PB,nascido a 26/5/1962, mas ainda pequeno veio para o RN com os pais comerciantes, indo morar em Patu, depois em Mossoró e em seguida indo para Natal. Durante toda a infância  e adolescência sempre estudou em escolas públicas, mais nunca desistiu de realizar um sonho antigo: seguir a carreira de médico, desejo almejado desde criança. Aos 17 anos, enfrentou vestibular da UFRN e foi aprovado, ingressando no curso de Medicina em 1986, o qual um dia o levaria a seguir a carreira política. Ao concluir o curso o pastor Jácome optou por especializar-se em Ginecologia. Clínica Geral e Ultrasonografia. Vindo de uma família evangélica de 10 filhos, sempre foi introvertido, mas sempre se destacou, tanto pelo bom desempenho nos estudos quanto pela personalidade solidária. Gostava de ajudar, irmãos, amigos, vizinhos, Enfim. Na família é considerado um líder e tem admiração unânime de todos os irmãos, sendo apontado como prestativo, humilde e simples, virtudes inerentes a sua pessoa. É o único vice-governador evangélico em todo o País na atualidade. Integrante da Convenção da Assembléia de Deus no RN, começou a atuar na vida pública em 1998 quando em 15/11 foi eleito pela primeira vez vereador em Natal exercendo esse mandato até 1990, quando em 3/10 foi eleito deputado estadual, sendo o primeiro deputado estadual evangélico. Em 6/10/96 foi novamente vereador e em 4/10/98 foi conduzido Mais uma vez a AL. Em 1996  foi secretário municipal de Promoção Social e também em 2001 foi secretário de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Natal e durante um bom tempo coordenou na administração da então prefeita da Capital, Vila de Faria, o Programa Nosso Bairro Cidadão. Médico ginecologista, ultrasonografista e clínico geral, o pastor Jácome, como é carinhosamente chamado no Estado, também é advogado especialista em Direito Público e Teólogo com bacharelado e mestrado. Casou-se em 1980, com Edna Gomes de Souza Jácome e pai de Ana Hélbane (1986), Antonio Hélbert (1989) e Jacó Helder (1992).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 16 BLOGS E 1350 LINKS - CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOATEMESHON, JULLYETTH E JÚNIOR - MOSSORÓ-RN

Arquivo do blog