RELÓGIO

sábado, 8 de setembro de 2012

Vassimon Negreiros – Cunhado - Chiquinho Germano – Um Semeador

Vassimon Negreiros – Cunhado
Chiquinho Germano – Um Semeador

            Para falar sobre a pessoa de Francisco Germano Filho, o conhecido “Chiquinho Germano”, sinto-me impulsionado a retroceder a um passado distante, mais precisamente, aos anos quarenta, época de minha infância e início de sua adolescência.  Meu primo, natural de Luís Gomes - RN, filho do casal Jacinta (irmã mais velha de minha mãe Mariinha) e do agropecuarista, Francisco Germano da Silveira, ambos, naturais do município de Luís Gomes - RN. Já naquela época, na cidade de Mossoró - RN, Chiquinho Germano, demonstrava acentuada tendência para exercer liderança, pois, apesar de muito jovem, estava sempre à frente das políticas estudantis da cidade, desenvolvendo um trabalho ativo e competente, nos embates e campanhas da classe.
            É de salientar que, com aproximadamente cinco anos de idade, Chiquinho passou a viver em companhia de seus tios, Amélia (irmã de sua mãe Jacinta) e Dr. José Fernandes Vieira, então Juiz de Direito da Comarca de Pau dos Ferros - RN, posteriormente promovido para a Comarca de Mossoró, e, mais tarde, elevado ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
            O casal José Vieira e Amélia, o estimava como se fosse seu filho. No princípio de sua fase adulta, Chiquinho Germano, deslocou-se para o Sul do país. De volta, alguns anos depois, foi nomeado Fiscal de Rendas do Estado do Rio Grande do Norte.
            No ano de 1966, contraiu matrimônio com minha irmã, Simone, de cujo enlace nasceram dois filhos; José Fernandes de Negreiros Neto, advogado, residente em Natal  e Cristiano de Queiroz Germano, comerciante, residente na cidade de Mossoró - RN.
            Licenciado do Estado, Chiquinho desenvolveu também a agropecuária nos municípios de Rodolfo Fernandes - RN, Severiano Melo – RN e Iracema, no Estado do Ceará, na qualidade de proprietário e de procurador de algumas terras de criar e plantar, pertencentes à sua família.
            Aparentando muita calma exterior, mas, de um espírito irrequieto e dinâmico, Chiquinho Germano, nos anos sessenta, a convite do então Governador Dinarte Mariz, enveredou na política partidária, tendo sido o primeiro prefeito eleito do recém-criado município de Rodolfo Fernandes. Atualmente exerce o seu quinto mandato de prefeito do referido município, por conseguinte, militando na política partidária, por mais de quarenta anos.
            Muitas qualidades poderíamos apresentar  registrando somente alguns traços de sua personalidade: amigo de seus amigos; prestativo nato; político que tem demonstrado coerência em suas ações; ótimo pai de família; enfim, portador de uma conduta correta.  Tudo isto, na opinião da grande maioria daqueles que o conhecem.
            Entendemos assim, que por estas e por outras, Chiquinho Germano, é, sem dúvidas, considerado um excelente semeador de amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 16 BLOGS E 1350 LINKS - CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOATEMESHON, JULLYETTH E JÚNIOR - MOSSORÓ-RN

Arquivo do blog